terça-feira, 28 de junho de 2011

Avaliação Institucional: carta envidada aos pais/responsáveis

ESCOLA CLASSE 06 DO CRUZEIRO 
                                                 CRUZEIRO, 28 DE JUNHO DE 2011
ASSUNTO:  AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011
            Senhores pais ou responsáveis,
            No dia 15 de junho de 2011, aconteceu em todas as escolas do Distrito Federal, a Avaliação Institucional 2.011, tendo como objetivo principal, o de realimentar o processo educativo que a escola  desenvolve, revelando erros e acertos que servem para redirecionar práticas e reformular as estratégias que devem levar aos objetivos visados.
Para auxiliar nesse processo avaliativo, foi enviado a todas as famílias, um questionário abordando a parte pedagógica, a parte administrativa e a gestão da escola.  Com os questionários, pudemos avaliar satisfação da maioria das famílias com a escola em relação à equipe gestora, à equipe de professores e com os projetos que estão sendo desenvolvidos.
               Dentre vários tópicos discutidos, foram abordados os seguintes assuntos:
- Sobre o reagrupamento,  a escola teve um grande avanço ao assumir esse relevante trabalho, mesmo diante da descontinuidade do governo. Com esse projeto, o professor tem a possibilidade de diversificar as atividades, considerando o avanço da aprendizagem, ainda, contando com a condução pedagógica de outro colega professor, já que os alunos são divididos em grupos e atendidos por outro profissional, o que diferencia a rotina dos mesmos. O trabalho foi citado como enriquecedor, com ganho profissional da equipe de coordenação, que dinamiza e propõe inovação.  
- Sobre a segurança na escola houve consideração sobre a importância de se criar uma dinâmica que priorize o cuidado com os banheiros, uma vez que meninas e meninos ficam num mesmo corredor, com grande movimentação. Como uma solução provisória, ficou acertado que o recreio será monitorado por servidores e funcionários da direção em sistema de escala.   
- Sobre o administrativo foi considerada boa a condução de cada setor da escola, incluindo limpeza e conservação, atendimento geral da secretaria, documentação, conservação das salas pelos professores e alunos, pois apesar das diferenças de todos, em particular, há liberdade de expressão e possibilidade de reversão dos problemas que surgem, aprimorando e facilitando o trabalho. Citaram que o respeito deve permear nossas relações, pois quando uma pessoa se sente desrespeitada em sua maneira de ser e agir, causa-lhe uma infelicidade que influencia em seu trabalho diário. Houve sugestão para que as decisões da escola sejam tomadas em consonância com todo o grupo, discutidas anteriormente, para que todos participem da elaboração das prioridades.
- Sobre a equipe de atendimento especializado houve colocação sobre a importância desse trabalho, ressaltando o apoio que os professores têm recebido, quanto às dificuldades apontadas por cada um. Todos da equipe estão prontos a ajudar, acolher os professores e sugerir mudanças que priorizem os alunos com dificuldades. As famílias foram citadas, no sentido de estarem muito ausentes em relação aos encaminhamentos propostos pela escola. Como reverter esse quadro, deverá ser o tema das próximas discussões do grupo, momento em que foi sugerida a elaboração de projeto interventivo para trabalhar os casos específicos de indisciplina e dificuldade em aprendizagem dos alunos, envolvendo as famílias em palestras, debates e outros. Ao falarmos da indisciplina dos alunos, ressaltamos a importância do professor permanecer em sala de aula, evitando maiores ausências, que oportunizem situações de indisciplina.  A Equipe Especializada colocou sobre a dificuldade de realizar outros projetos interventivos, levando-se em conta a demanda de alunos atendidos, portanto todos se envolverão nesse trabalho.
- Sobre o currículo,  foi ressaltado a importância das discussões curriculares, no sentido de valorizar as práticas condizentes com propostas inovadoras, voltadas às aprendizagens significativas. Serão realizadas oficinas no espaço de coordenação pedagógica, visando à inovação do trabalho. Sobre a avaliação, que seja considerada em todo o processo, sempre com registros, que são importantes para o avanço dos alunos e profissionais, levando-se em conta o aspecto inclusivo da nossa escola. 
                Sendo só para o momento, e com o intuito de informar a todos sobre os trabalhos realizados em nossa escola é que nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
                                                                                                                                                         Atenciosamente,
                                                                                  A Direção.

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