terça-feira, 28 de junho de 2011

Avaliação Institucional: carta envidada aos pais/responsáveis

ESCOLA CLASSE 06 DO CRUZEIRO 
                                                 CRUZEIRO, 28 DE JUNHO DE 2011
ASSUNTO:  AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011
            Senhores pais ou responsáveis,
            No dia 15 de junho de 2011, aconteceu em todas as escolas do Distrito Federal, a Avaliação Institucional 2.011, tendo como objetivo principal, o de realimentar o processo educativo que a escola  desenvolve, revelando erros e acertos que servem para redirecionar práticas e reformular as estratégias que devem levar aos objetivos visados.
Para auxiliar nesse processo avaliativo, foi enviado a todas as famílias, um questionário abordando a parte pedagógica, a parte administrativa e a gestão da escola.  Com os questionários, pudemos avaliar satisfação da maioria das famílias com a escola em relação à equipe gestora, à equipe de professores e com os projetos que estão sendo desenvolvidos.
               Dentre vários tópicos discutidos, foram abordados os seguintes assuntos:
- Sobre o reagrupamento,  a escola teve um grande avanço ao assumir esse relevante trabalho, mesmo diante da descontinuidade do governo. Com esse projeto, o professor tem a possibilidade de diversificar as atividades, considerando o avanço da aprendizagem, ainda, contando com a condução pedagógica de outro colega professor, já que os alunos são divididos em grupos e atendidos por outro profissional, o que diferencia a rotina dos mesmos. O trabalho foi citado como enriquecedor, com ganho profissional da equipe de coordenação, que dinamiza e propõe inovação.  
- Sobre a segurança na escola houve consideração sobre a importância de se criar uma dinâmica que priorize o cuidado com os banheiros, uma vez que meninas e meninos ficam num mesmo corredor, com grande movimentação. Como uma solução provisória, ficou acertado que o recreio será monitorado por servidores e funcionários da direção em sistema de escala.   
- Sobre o administrativo foi considerada boa a condução de cada setor da escola, incluindo limpeza e conservação, atendimento geral da secretaria, documentação, conservação das salas pelos professores e alunos, pois apesar das diferenças de todos, em particular, há liberdade de expressão e possibilidade de reversão dos problemas que surgem, aprimorando e facilitando o trabalho. Citaram que o respeito deve permear nossas relações, pois quando uma pessoa se sente desrespeitada em sua maneira de ser e agir, causa-lhe uma infelicidade que influencia em seu trabalho diário. Houve sugestão para que as decisões da escola sejam tomadas em consonância com todo o grupo, discutidas anteriormente, para que todos participem da elaboração das prioridades.
- Sobre a equipe de atendimento especializado houve colocação sobre a importância desse trabalho, ressaltando o apoio que os professores têm recebido, quanto às dificuldades apontadas por cada um. Todos da equipe estão prontos a ajudar, acolher os professores e sugerir mudanças que priorizem os alunos com dificuldades. As famílias foram citadas, no sentido de estarem muito ausentes em relação aos encaminhamentos propostos pela escola. Como reverter esse quadro, deverá ser o tema das próximas discussões do grupo, momento em que foi sugerida a elaboração de projeto interventivo para trabalhar os casos específicos de indisciplina e dificuldade em aprendizagem dos alunos, envolvendo as famílias em palestras, debates e outros. Ao falarmos da indisciplina dos alunos, ressaltamos a importância do professor permanecer em sala de aula, evitando maiores ausências, que oportunizem situações de indisciplina.  A Equipe Especializada colocou sobre a dificuldade de realizar outros projetos interventivos, levando-se em conta a demanda de alunos atendidos, portanto todos se envolverão nesse trabalho.
- Sobre o currículo,  foi ressaltado a importância das discussões curriculares, no sentido de valorizar as práticas condizentes com propostas inovadoras, voltadas às aprendizagens significativas. Serão realizadas oficinas no espaço de coordenação pedagógica, visando à inovação do trabalho. Sobre a avaliação, que seja considerada em todo o processo, sempre com registros, que são importantes para o avanço dos alunos e profissionais, levando-se em conta o aspecto inclusivo da nossa escola. 
                Sendo só para o momento, e com o intuito de informar a todos sobre os trabalhos realizados em nossa escola é que nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
                                                                                                                                                         Atenciosamente,
                                                                                  A Direção.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Turma Professora Alcione - Proerd

O instrutor Cosme, sargento da Polícia Militar, acabou de realizar uma formatura grandiosa em nossa escola e já recomeçou os trabalhos.
Agora é a vez dos pequeninos terem aulas semanais sobre os temas droga e violência. O instrutor irá trabalhar com as turmas de 1º, 2º e 3º anos.
Os alunos da professora Alcione tiveram aulas sobre "Segurança Pessoal" e ficaram motivados, pois já entendem a importância desse trabalho de prevenção.


Turma Professora Roselei - Receitas Juninas

Os alunos da turma ASI - professora Roselei - tiveram um aprendizado super diferente.
Eles trabalharam com receitas relacionadas ao tema junino e fizeram um Bolo de Fubá e um Doce de Amendoim.
Essa é uma atividade riquíssima pois, além de trabalharem com um gênero textual diferente, ampliaram o vacabulário, desenvolveram a oralidade, tiveram a oportunidade de compreender equivalência de medidas, operações matemáticas, noções de higiene, colaboração em grupo, entre muitos outros aspectos, tudo isso de forma lúdica e prazerosa.


“A criança aprende efetivamente quando relaciona o que aprende com seus próprios interesses”. (ROSSINI,2003)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Avaliação Institucional 2011

No dia 15 de junho, aconteceu junto ao grupo de gestão e professores, a avaliação institucional do 1º semestre de 2011.
Para auxiliar a avaliação, foi encaminhado aos familiares um questionário com perguntas abordando a parte pedagógica, a administrativa e a gestão escolar.
Em relação às famílias, a maioria está satisfeita com a escola e com os projetos que tem sido realizados, fazendo inclusive, grandes elogios à equipe gestora e ao grupo de professores.

domingo, 19 de junho de 2011

Festa Junina: quem não foi, perdeu!

A Festa Junina da EC 06 do Cruzeiro foi um espetáculo.
Toda a equipe de professores e servidores se empenhou para que aquele momento fosse único.
Vejam como ficou a decoração:


(Antes do horário, já tinham pais e alunos presentes!)


(Barraca de Bebidas)


 
(Barraca de Caldos e Cajica)

(Barraca Arroz Carreteiro e Galinhada)


A barraca de Bolos e Doces ficou por conta do Coselho Escolhar.  É a família Escola Classe 06 sempre pronta a ajudar.


E, mais uma vez, nossos alunos tiveram um diferencial: todos receberam fichas de graça que daria direito a pegar alimentos e bebida na Barraca do Aluno. 
Eles contribuiram muito para o sucesso da festa e foi super justa essa iniciativa.

Parabéns aos pais, alunos, equipe de direção, servidores e professores pela organização e sucesso do evento.

terça-feira, 14 de junho de 2011

O Arraiá do 06 tá chegando, minha gente!!!

A grande Festa Junina da Escola Classe 06 do Cruzeiro promete ser um sucesso, assim como as outras edições.

DATA: 17/06  (sexta-feira)
LOCAL: EC 06 do Cruzeiro - SHCES 807
HORÁRIO: a partir das 16 horas
ENTRADA GRATUITA

Toda equipe está empenhada pra deixar o ambiente escolar bem alegre e divertido.
Os alunos estão ensaiando suas danças com toda empolgação.
E um aviso: será sorteada uma bicicleta no dia da festa. Caso você ainda não tenha comprado sua rifa, procure nossa escola imediatamente. É apenas R$ 1,00.

Ocê não fique fora dessa, uai!

terça-feira, 7 de junho de 2011

PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem como objetivo maior enfatizar a prevenção ao uso das drogas e à violência entre crianças e adolescentes.
O programa busca auxiliar os jovens na resistência às pressões diretas ou indiretas que os influenciam a experimentar drogas.
Os instrutores do Proerd são Policiais Militares voluntários, capacitados pedagogicamente para desenvolver o trabalho nas escolas, em parceria com pais, professores, alunos e comunidade.
Em nossa escola, o Sargento Cosme foi o instrutor que ministrou  aulas semanais, ao longo do 1º semestre letivo.
Hoje, foi realizada a formatura dos alunos do 4º ano A, B e C; 4ª série A, B e C, bem como a turma ASI.
Foi um momento único em que nossos alunos tiveram a oportunidade de vivenciar uma solenidade, relembrar os ensinamentos e receber seus certificados.

(Nossos alunos)


(Hino Nacional)

Composição da Mesa: Diretora Cláudia, Vice-diretora Magda, Sargento Cosme, Professora Daniele, Professor Cicero, Professora Fernanda, Professora Ana Paula, Professora Roselei, Professora Mônica, Professora Aline.


(Juramento)

(Leitura do Protocolo - Coordenadora Fabíola)

Professora Mônica - 4º Ano A


Professora Aline - 4º ano B

(Professora Daniele - 4º Ano C)


(Professora Ana Paula - 4ª Série A)


(Professora Fernanda - 4ª Série B)


(Professor Cicero - 4ª Série C)


(Professora Roselei - ASI)


(Sargento Cosme regendo seu "exército")


( NÃO ÀS DROGAS)

Parabéns a todos pela participação! Estamos orgulhosos de nossos formandos.

Entrevista Regis e Cláudia na Rádio Verde Oliva

Conforme comunicamos anteriormente, hoje foi ao ar pela rádio Verde Oliva, a entrevista de Regis e Cláudia.
Para acessar a entrevista na íntegra, clique AQUI
A Escola Classe 06 do Cruzeiro está conquistando todas as mídias!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

1000 acessos e Passo a Passo para fazer Comentários

Estamos muito felizes pois já passamos de 1000 acessos, porém poucas pessoas estão comentando.
Precisamos saber o que cada um pensa sobre o nosso trabalho.
Por isso, pedimos para que comentem.
É muito fácil: ao final de cada post (texto) há uma palavra escrita "comentários".
Quando você clicar nela, vai abrir uma caixa "Faça o seu comentário" que é o local em que você deverá escrever.
Depois disso, você terá que escolher uma identidade.
Se você já for cadastrado do Gmail, basta clicar "Conta do Gmail" e depois em "Publicar o Comentário".
Caso você não utilize o Gmail, clique em "Anônimo", mas não se esqueça de logo após o texto do seu comentário,  identificar-se para sabermos quem você é.
E pode comentar até em posts (textos) passados que chegará em nosso e-mail para aprovação. (há muitos comentários do tipo spam e esses são excluídos).
Após a aprovação, será disponibilizado para que todos leiam; portanto, não precisa escrever novamente só porque não apareceu na caixa de comentários, ok?
Muito obrigada a todos.
Equipe da Escola Classe 06 do Cruzeiro

Semana do Meio Ambiente

Dia 05 de junho é o dia do Meio Ambiente e a Escola Classe 06 do Cruzeiro irá realizar diversas atividades em relação a esse tema nesta semana.
A gincana junina de segunda-feira será toda dirigida com brincadeiras ambientais.
Quinta-feira, os alunos assitirão a um lindo vídeo sobre a música Planeta Água.
O debate será promovido dentro de sala de aula e eles terão a oportunidade de refletir sobre o assunto, bem como sobre as ações individuais e coletivas pelas quais poderão ajudar o planeta.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Gincana Junina - Concurso de Forró

Hoje foi dia de gincana no pátio e nossos alunos deram um show de forró.
Os meninos rodavam as meninas, jogavam para o lado e para o outro...pareciam profissionais!
Foi difícil decidir qual o casal vencedor, porque os pequenos se doaram ao máximo.
Ao final, toda a escola foi convidada a dançar e aí é que o arraial ficou bonito!

Entrevista - Projeto Ciranda das Letras

Mais uma vez nossa escola foi convidada a participar de uma entrevista. Dessa vez, foi a rádio Verde Oliva quem convidou.

A diretora Cláudia e o nosso amigo Régis (agora servidor do STF) foram a rádio falar sobre o projeto Ciranda das Letras.
Chique demais!!!
E, atenção para o dia e horário em que irá ao ar.
Dia 07 de junho, terça-feira, às 13h, na rádio Verde Oliva, estação 98.7 FM
Esperamos vocês com o ouvidinho colado na rádio neste dia!

Caso você ainda não saiba do que se trata o projeto Ciranda das Letras, clique AQUI



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Combate ao Bullying

O que a Escola Classe 06 do Cruzeiro faz para combater o Bullying?
  • Promove momentos de reflexão entre alunos, professores, funcionários e comunidade.
  • Reune grupos de alunos com a Direção, Supervisão, Coordenação, Orientação Escolar e Professores para discutir o assunto a partir de músicas, notícias, textos, filmes e dramatizações.
  • Mobiliza os alunos em torno de propostas de leituras e debates em sala.
Em uma de nossas atividades, os alunos fizeram lindos cartazes contra o Bullying.
A escola ficou toda sinalizada e, temos a certeza de que uma sementinha foi plantada para que esse problema antigo e que agora ganhou repercussão nacional pelos transtornos que tem causado, possa de vez ser banido, pelo menos de nossa escola.
Todos estão bem mais conscientes. 

Para saber mais sobre o fenômeno Bullying:

Leia os livros:
  • As crianças aprendem o que vivenciam - de Dorothy Laio Nolte e Raquel Harris
  • Diga não ao Bullying - de A.A.Lopes Neto
  • E se fosse com você - de Sandra Saruê
E assista aos filmes:
  • Bang-bang, você morreu!
  • Escritores da Liberdade
Saiba mais...
O termo Bullying vem da palavra 'bully' que significa valentão e compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por uma ou mais pessoas contra outro(s), causando dor e angústia.
"Até a década de 70, não era interpretado como violência, mas sim algo que fazia parte das relações sociais e do amadurecimento das crianças, ou até como brincadeira", explica Cleo Fante, pesquisadora sobre o assunto.





Turma Professora Fernanda - Arte Junina

A turminha da 4ª Série "B", professora Fernanda, fez um trabalho de arte muito interessante. A técnica utilizada foi giz de quadro molhado na água com açucar e o tema foi Festa Junina.
Ficou lindo!!!